Residências artísticas

Programa

O Programa aplica-se a dois tipos de Residência Artística:

Residência com estúdio e alojamento, que inclui o programa completo da Residência e a frequência nas atividades do programa geral da RAMA.

Residência com estúdio e sem alojamento,  que inclui o programa completo da Residência e a frequência nas atividades do programa geral da RAMA.

O programa da Residência proporciona um ambiente de trabalho especializado e imersivo, acompanha e divulga os projetos desenvolvidos pelos criadores e investigadores durante a sua estadia nas residências, envolvendo-os com a cultura e a comunidade locais, e o contexto artístico contemporâneo.

As Residências Artísticas têm a duração de 1 a 4 meses ou por períodos mais longos conforme a natureza dos projetos dos candidatos.

O Programa inclui:

  • Tutorias e consultoria personalizadas para cada projeto, pelo coordenador da RAMA, o artista Paulo Brighenti e pelo curador  João Silvério.
  • Tutorias e studio visits, discussão e apoio ao trabalho realizado nos estúdios, por artistas, investigadores e curadores convidados para cada Residência.
  • Visitas a exposições e a ateliers de artistas e participação em encontros e palestras e outras iniciativas organizadas pela RAMA.
  • Visitas a pontos de interesse locais, conhecer o património material e imaterial da região.
  • Divulgação dos projetos dos artistas em Residência e dos artistas Convidados, no site da RAMA e nas redes sociais, com entrevistas, documentação das várias etapas do trabalho e outras atividades como exposições e apresentações públicas, open studios, organizadas pela RAMA e pelos próprios artistas.

A RAMA apoia os candidatos, que sendo aceites na Residência, procuram financiamento ou bolsas de estudo.

 

Valor das propinas:

Programa da Residência, Estúdio, Alojamento e a frequência nas atividades da RAMA: 700 €/mensal

Programa da Residência, Estúdio e a frequência nas atividades da RAMA: 350 €/mensal