Residências Artísticas

Candidatura 

Os candidatos serão selecionados por um júri composto pelo coordenador da RAMA, o artista Paulo Brighenti e pelo curador João Silvério.

Na candidatura são consideradas, a qualidade do trabalho do candidato e a proposta apresentada para a Residência, a inovação e a experimentação artística na relação com o programa geral da RAMA, em temas como a história, o território, o património material e imaterial da região, a comunidade, a sustentabilidade, a ecologia e o equilíbrio entre sistemas.

As Residências têm a duração de 1 a 4 meses, ou por períodos mais longos conforme a natureza do projeto proposto.

São aceites candidaturas de artistas que trabalham com os mais variados meios, e de curadores, escritores ou investigadores que pretendam desenvolver as suas pesquisas no contexto proporcionado pela RAMA e estabelecer contactos com o meio artístico e científico português e internacional.

O programa da RAMA tem por objetivo acompanhar, apoiar e divulgar o trabalho e as pesquisas desenvolvidas pelos criadores e investigadores durante a sua estadia nas Residências, envolvendo-os com a cultura e realidade locais, cumprindo da melhor forma os objetivos gerais da RAMA.

Os candidatos devem preencher a seguinte informação:

Do candidato:

– Nome / Data de Nascimento / BI ou Passaporte / Nacionalidade / Morada / País / E-mail / Telefone.

CV resumido / 10 imagens do trabalho / site ou outra informação complementar que considere necessária.

Da candidatura:

– Nome do projeto / se é individual ou coletivo / Texto de intenções que não ultrapasse os mil caracteres / A candidatura poderá ser acompanhada por imagens, filmes, links ou outras informações que o candidato considere úteis.

– Deve indicar a duração da residência, datas de início e de fim, que deve coincidir com o início e o final de cada mês / Indicar necessidades específicas, técnicas ou outras, para a realização do trabalho durante a Residência.

– Se necessita de alojamento, se tem financiamento ou outros apoios, se precisa de uma carta de recomendação ou certificado.

Envie e-mail para contact@ramastudios.pt 

Seleção 

A RAMA compromete-se a responder aos candidatos no prazo de 10 dias úteis.

Em caso de não haver disponibilidade para as datas escolhidas pelos candidatos, as candidaturas continuam a ser consideradas e serão agendadas, em conjunto, para outras datas.

Após a apreciação e aceitação das candidaturas é combinada uma entrevista online para conhecer o candidato, esclarecer dúvidas e organizar a sua vinda e desenvolver um programa de trabalho adaptado à proposta apresentada.

A equipa da RAMA faz todos os possíveis para apoiar os candidatos a desenvolverem o seu programa de trabalho e a atingirem os seus objetivos.

A RAMA dá apoio aos candidatos que, sendo aceites na Residência, procuram financiamento ou bolsas de estudo.

A RAMA passa uma Declaração de Aceitação na Residência para apresentar a pedidos de bolsa ou financiamento.

No final da Residência é passado um certificado de frequência da Residência Artística.

Termos e condições de participação

Os criadores que são acolhidos em Residência Artística da RAMA comprometem-se com as suas responsabilidades sociais e financeiras, na relação com a equipa da RAMA, com a comunidade de artistas e investigadores que a frequentam, com a comunidade local, com a aldeia, com a natureza da região e com os espaços comuns e individuais do Alojamento e dos Estúdios da RAMA.

Após a aceitação da candidatura e, de modo a garantir a sua participação nas nossas residências, o artista deverá realizar um depósito inicial de 30% da primeira mensalidade. O restante pagamento deve ser feito até ao dia 25 de cada mês de residência.

Caso cancele a sua participação, o depósito não é reembolsável. Pode-se assegurar o depósito para uma próxima vez que o artista queira ou possa vir, bastando para isso enviar um e-mail com uma nova data em que esteja disponível para frequentar a Residência. Em caso de cancelamento por motivo de força maior justificada, o depósito é reembolsado na integra.

Dada a situação actual provocada pela COVID-19, as datas das Residências poderão sofrer alterações, não sendo a RAMA responsável por isso.

Os cancelamentos podem ser feitos até 45 dias antes do início da Residência.

O horário de trabalho da RAMA é das 08h00 às 22h00, de segunda-feira a sexta-feira, salvo acordo em contrário. 

O residente é responsável por eventuais  acidentes de trabalho  e  respectivas despesas médicas e hospitalares que possam ocorrer durante o período da Residência.

O artista é responsável por furtos ou danos materiais e/ou pessoais a terceiros, causados pela sua actividade.

No início da Residência, os artistas devem pagar uma caução de 50€, que servirá para pagar possíveis perdas ou danos causados nos equipamentos e espaços do Alojamento ou dos Estúdios e, que será devolvida no final, caso não se verifique qualquer perda ou dano.

Não é permitido fumar no interior dos espaços.

A RAMA reserva-se o direito de cancelar a Residência e parar de prestar os serviços aos residentes, em caso de violação das regras do Alojamento e dos Estúdios, ou de algum distúrbio causado por comportamentos impróprios.

No início da Residência, serão entregues ao residente,  as chaves dos Estúdios, do Alojamento e o comando do alarme, as quais devem ser devolvidas no final.

No início da Residência, o artista deve assinar um Termo de Responsabilidade, no qual declara que tem conhecimento e aceita o  Regulamento da RAMA.