Desenho na RAMA com Diogo Costa

 Sessões orientadas de desenho na natureza

Um conjunto de quatro sessões dedicadas à prática do desenho ao ar-livre, nas zonas verdejantes circundantes à aldeia de Maceira, em Torres Vedras.

Através de uma sequência de abordagens que usam as qualidades percecionadas no lugar, as demonstrações ao vivo e o recurso a referências de arte, são propostas atividades onde o contacto com natureza e a prática do desenho são centrais.

Indicado para quem sempre desejou aprender a desenhar como também para pessoas com experiência prévia. Os participantes recebem acompanhamento personalizado e em grupo.

Datas: Sábados, 14, 28 setembro, 12 e 26 de outubro de 2024

Horário: das 10h30 às 18h com pausa de 1h para almoço/piquenique.

Preço: 70€ por sessão, conjunto de 4 sessões 250€

Ponto de partida: Rama – Residências Artísticas, Rua Quinta de Cima, 12. Aldeia de Maceira. 2865-184 Dois Portos

Participantes: a partir dos 15 anos de idade, com ou sem experiência prévia.

Equipamento necessário: Água, chapéu, calçado e roupa confortável, telemóvel, refeição de almoço.

Materiais de desenho: Riscadores e papel, 2 molas para prender o papel. A lista detalhada é enviada mediante a inscrição.

Materiais fornecidos pela RAMA: Prancheta de desenho e outros materiais auxiliares.

Inscrições: + 351 965492548 / diogoar.costa@gmail.com 

Horário detalhado:

10h30 – 11h Caminhada até ao local onde se realiza a prática

11h – 13h 1ª Parte: Prática de desenho

13h – 14h30 Almoço / Piquenique

14h30 – 17h30 2ª Parte: Prática de desenho

17h30 – 18h Caminhada de regresso ao ponto de partida

Programa:

14 e 28 setembro / Linha, Gesto e Ritmo na Floresta

Linha-contorno e observação ao perto; Estudos rápidos e desenho gestual a partir da observação do movimento implícito nas formas naturais. Experimentação com materiais riscadores a partir do sentido da audição; Desenho com marcas e composição visual com cor.

12 e 26 outubro / Luz e Sombra no Alto dos Ais

Estudos com linha a partir da perceção do volume das nuvens; Desenhos com mancha e aguadas a partir da observação de sombras projetadas. Profundidade e perspetiva atmosférica: desenho do espaço envolvente; Técnicas mistas e experimentação com materiais diversos.

Diogo Costa, 1988, Lisboa, é artista plástico e formador de arte. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Possuí certificado de competências pedagógicas (CCP). Estudou continuamente com a dupla de formadores Bodil Eide e Paulo Borges em formações baseadas nas artes visuais e na didática do desenho de observação, e no centro de formação artística Nextart, onde colabora como formador regular.

O seu trabalho artístico explora relações entre a interioridade e a representação do espaço e da paisagem, pela combinação do desenho, da pintura e da escultura, sendo apresentado em exposições individuais, coletivas e residências artísticas a nível nacional e internacional.

Website: diogo-costa.net  / Instagram: @dio__costa.