Artistas da residência

Artistas do Programa de Residência e do Programa Externo de Tutoria e Acompanhamento de Projetos

Franka Struys

Setembro 2021
Em residência

“Conectividade” ... estar na natureza é essencial para mim. Mais em particular, estar na costa atlântica, a minha área de residência e trabalho. As falésias, as praias, o mar, o vento, o sol. Sentir e desfrutar o poder dos elementos, a ligação com a natureza. Abandonar o pensamento racional. Encontrar equilíbrio, harmonia e ritmo. Nas minhas pinturas procuro comunicar estas experiências e sensações por meio da simplificação, abstrações orgânicas, cores, materiais. Recentemente comecei a fazer experiências com pigmentos minerais recolhidos nas falésias da praia, e outros materiais naturais, para aprofundar as possibilidades da pintura.”

Show Details

Jéssica Gaspar

Julho 2021
Em residência

“…todo o meu trabalho tem como base uma profunda conexão com a natureza, florescendo a partir do trabalho de campo e de interação com a mesma, da observação dos seus ciclos de crescimento e da passagem do tempo sobre as formas orgânicas. Procuro explorar as dinâmicas próprias de diversas matérias como os líquenes, fungos, a água, o fogo, o fumo e a luz, trabalhando a par com instrumentos de captação de vídeo e de som de forma a conseguir absorver parte dessa essência orgânica e transporta-la para o interior do espaço de exposição, criando peças mais envolventes e que estimulem diferentes sentidos.”

Show Details

Sofia Castanheira

Agosto 2021
Em residência

" Através da cerâmica, do desenho, da fotografia e da performance pretendo continuar esta exploração do Ser, de mim, do que é o existir no seu estado mais básico. Contando claro com o contacto com outros artistas, acredito que será extremamente benéfico fazer parte duma experiência de inter-crescimento, aproveitando para conhecer uma aldeia onde a natureza continua a ser o ponto de maior destaque e admiração, tendo também deste modo a possibilidade de conhecer gente que convive diariamente com este ambiente... durante o meu tempo na RAMA pretendo desenvolver um trabalho que tenha em si a liberdade de me desenvolver em simultâneo."

Show Details

Claudia Lima

Julho 2021

“a luz que o transforma em teatro de seres, totémicos ou antropomórficos por vezes, que surgem com uma densi- dade, um peso, uma ameaça que a sua estrutura e constituição material desmente, mas que o olhar e a imaginação a ele ligado vai confirmando.”

José Luís Porfírio

Show Details

Ana Caetano

Junho 2021

"...pretendo ir ao encontro da essência, abrandar, escutar, sentir, trabalhar o TEMPO de outra forma envolvendo-me o mais possível com a NATUREZA e os seus ritmos...tenciono usar o meu CORPO e o espaço que o rodeia, bem como o MOVIMENTO de um e de outro, para uma exploração plástica, criar IMAGENS, vídeos. Corpo e natureza em movimento, no tempo. Ou será movimento do tempo no corpo e na natureza?"

Show Details

Sean Negus

Julho 2021

“Hauntology & Ephemera(l) Saudades: A Transmedia Poetic of the Archive" é um projecto artístico transdisciplinar que explora as influências de Po.Ex, com especial atenção para a relação das artes visuais com a poesia. A experimentação radical e a ausência de limites das suas abordagens artísticas inspiram as minhas próprias abordagens. Como artista, estou também interessado no conceito "bricoleur" definido por Jacques Derrida onde cada instrumento é um aliado potencial no acto criativo. As minhas experiências com vários meios e a minha ambição de transcender e esbater fronteiras são uma parte central da minha prática."

Show Details

David Correia Gonçalves

Dezembro 2020 - Junho 2021

“Ardor interior, febre de partir”, Provérbio Berbere. "...procuro um espaço para me focar. Concentrar. Um lugar que ao invés de receber, de impor imagens criadas por alguém - cartazes, publicidade, semáforos com fachadas como fundo, posso me relacionar com o mais Natural, o menos tocado. As pedras, a geada, a noite, o não ter que subir escadas ou aproveitar elevadores para me deslocar verticalmente. Tempo. O que sairá daqui? Destas dinâmicas concentradas num espaço e tempo ? As coisas boas não têm nome. "

Show Details

Duarte Filipe

Abril - Junho 2021

“…partilhar conhecimentos entre os artistas será essencial, e o que eu posso também contribuir para esta comunidade, para estruturar e desenvolver novas ideias, moldar a matéria para novos projetos e possibilitar o ato de criar…”

Show Details

Stefanía Ólafsdóttir

Março 2021

“Pretendo continuar a explorar o meu trabalho de instalação, criando um mural em diálogo com o ambiente local, um projeto colaborativo em que os meus co-criadores são não humanos. A recolha de água de fontes locais irá contextualizar o mural com os recursos naturais. Uma investigação sobre a intersecção da água que uso para imprimir, o meu corpo e as comunidades humanas. Na RAMA estou particularmente interessada em estar no campo, perto da natureza, mas trabalhando entre paredes de edificação humana. Procuro explorar esta fronteira entre povoamento humano e natureza, este ecótone, na esperança de contribuir para a narrativa com a qual podemos avançar para o futuro."

Show Details

Patrícia Timóteo

Novembro 2020 - Maio 2021

"...continuar o trabalho, relacionado com colagem, desenho, impermanência expositiva. A concentração (imersão), decisão, economia de gesto, são outros assuntos que eu estimo e quero continuar a trabalhar. Neste tempo de residência procuro aprofundar a habilidade de escuta …torná-la mais e mais…precisa. Desejo ainda que esta reflexão - treino nos traga novas impressões, a todos, na partilha com outros artistas, curadores, colaboradores da RAMA e com a comunidade local. O local, o silêncio e a natureza envolvente de Maceira transmitem-me quietude para trabalhar."

Show Details

Elsie Phipps

Fevereiro 2021

“Estou atualmente a trabalhar com algumas fotografias do Aqueduto das Águas Livres tiradas por Diogo Saldanha porque penso que transmitem algo de especial, quase sagrado, sobre o interior oculto destas estruturas construídas sem qualquer objetivo grandioso senão o de transportar água através da paisagem. Há algo de corpóreo na forma como a arquitetura move a água que sustenta a vida e eu gostaria de usar isto para explorar a forma como nós, por nossa vez, nos ligamos à paisagem."

Show Details

HElena Valsecchi

Outubro 2020 - Fevereiro 2021

"Por meio duma reflexão sobre a pintura, vista de forma ampliada e incluindo a instalação pictórica e, nela, fenômenos físicos como sombras e reflexos, investigo as dimensões de vida / morte / sagrado / memória mediante a retórica do duplo, e a sua vivência no contexto contemporâneo. Durante a minha residência na RAMA, pretendo aprofundar estes assuntos na dimensão local, através duma investigação específica sobre a museologia e a história da região."

Show Details

Diogo Magro Viegas

Outubro 2020 - Fevereiro 2021

“O meu trabalho consiste na recriação de objetos naturais ou fabricados, proporcionando conceitos de apropriação de elementos que consideramos uma exceção às nossas práticas, cuja abordagem tóxica e propensa a oprimir, revela um sentimento de estranheza e desconexão no nosso habitat. No projeto da RAMA, pretendo integrar-me num contexto mais ambientalista, recorrendo à minha convivência com um território desconhecido, que poderá resultar em diferentes formas de agir e pensar.”

Show Details

Silvia Pallini

Setembro 2020 - Janeiro 2021

“Vejo a natureza como um lar, um ser único, uma unidade, indivisível, ... na RAMA, com o território entendido como natureza, artesãos e agricultores, poder desenvolver e criar materiais como tintas e carvão e outros produtos naturais derivados do processo agrícola que possam ser reutilizados na pesquisa pictórica”

Show Details