2020

Artistas da residência

Artistas do Programa de Residência e do Programa Externo de Tutoria e Acompanhamento de Projetos

David Correia Gonçalves

Dezembro

“Ardor interior, febre de partir”, Provérbio Berbere. "...procuro um espaço para me focar. Concentrar. Um lugar que ao invés de receber, de impor imagens criadas por alguém - cartazes, publicidade, semáforos com fachadas como fundo, posso me relacionar com o mais Natural, o menos tocado. As pedras, a geada, a noite, o não ter que subir escadas ou aproveitar elevadores para me deslocar verticalmente. Tempo. O que sairá daqui? Destas dinâmicas concentradas num espaço e tempo ? As coisas boas não têm nome. "

Show Details

Patrícia Timóteo

Novembro

"...continuar o trabalho, relacionado com colagem, desenho, impermanência expositiva. A concentração (imersão), decisão, economia de gesto, são outros assuntos que eu estimo e quero continuar a trabalhar. Neste tempo de residência procuro aprofundar a habilidade de escuta …torná-la mais e mais…precisa. Desejo ainda que esta reflexão - treino nos traga novas impressões, a todos, na partilha com outros artistas, curadores, colaboradores da RAMA e com a comunidade local. O local, o silêncio e a natureza envolvente de Maceira transmitem-me quietude para trabalhar."

Show Details

Diogo Magro Viegas

Outubro / Novembro / Dezembro

“O meu trabalho consiste na recriação de objetos naturais ou fabricados, proporcionando conceitos de apropriação de elementos que consideramos uma exceção às nossas práticas, cuja abordagem tóxica e propensa a oprimir, revela um sentimento de estranheza e desconexão no nosso habitat. No projeto da RAMA, pretendo integrar-me num contexto mais ambientalista, recorrendo à minha convivência com um território desconhecido, que poderá resultar em diferentes formas de agir e pensar.”

Show Details

HElena Valsecchi

Outubro / Novembro

"Por meio duma reflexão sobre a pintura, vista de forma ampliada e incluindo a instalação pictórica e, nela, fenômenos físicos como sombras e reflexos, investigo as dimensões de vida / morte / sagrado / memória mediante a retórica do duplo, e a sua vivência no contexto contemporâneo. Durante a minha residência na RAMA, pretendo aprofundar estes assuntos na dimensão local, através duma investigação específica sobre a museologia e a história da região."

Show Details

Silvia Pallini

Setembro / Outubro / Novembro

“Vejo a natureza como um lar, um ser único, uma unidade, indivisível, ... na RAMA, com o território entendido como natureza, artesãos e agricultores, poder desenvolver e criar materiais como tintas e carvão e outros produtos naturais derivados do processo agrícola que possam ser reutilizados na pesquisa pictórica”

Show Details