RAMA

A RAMA – Residências Artísticas, situada nas aldeias de Maceira e Alfeiria,  no Concelho de Torres Vedras, foi criada em 2020 e destina-se a artistas, investigadores e curadores nacionais e internacionais que queiram desenvolver o seu trabalho de investigação e experimentação, em áreas multidisciplinares, cruzando a arte contemporânea com a ciência, a educação e o território.

A RAMA organiza residências artísticas, oficinas, exposições,  palestras e actividades ao ar livre, promovendo a interação entre os artistas e público interessado na aprendizagem, na experimentação e na partilha, fomentando a relação com a comunidade local, a cultura, os ofícios e os saberes tradicionais, a história e a paisagem rural, aprofundando o conhecimento da região.

Desde a sua criação, que a RAMA conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, a União das Juntas de Freguesia de Carvoeira e Carmões  e a União das Juntas de Freguesia de Dois Portos e Runa, às quais pertencem, respectivamente, as aldeias de Alfeiria e Maceira.

Equipa

Paulo Brighenti

Coordenação e Tutorias

Nasceu em 1968. Estudos de arte na Ar.Co onde lecionou de 2001-2014 e coordenou o Departamento de Desenho de 2008-2014.
Co-fundador da escola MArt em 2013, onde lecionou e foi coordenador pedagógico até Dezembro 2019.
Expõe regularmente desde 1996, Prémio Desenho 2002 Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, Lisboa.
Representado em diversas coleções institucionais e privadas, nacionais e internacionais.
Representado pela Galeria Pedro Oliveira, Porto http://www.galeriapedrooliveira.com/
e pela Galeria Belo-Galsterer, Lisboa
https://www.belogalsterer.com/

Ana Margarida Sousa

Projetos e Comunicação

Nasceu em 1965, em Lisboa, onde frequentou Relações Públicas e Publicidade no Instituto Superior de Novas Profissões.
Em 1989, iniciou a sua carreira em Agências de Publicidade, sendo uma das fundadoras da RSCG, hoje Havas, onde se destaca a gestão da promoção da
Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura. Mais tarde na Ogilvy & Mather e na d’Arcy/Leo Burnett continuou o seu percurso como Account Manager de clientes multinacionais.
Em 1998, mudou a sua residência para a aldeia da Maceira, e nos últimos anos, a par com a sua atividade empresarial, tem-se dedicado ao voluntariado e ao desenvolvimento de associações locais.

Ana Anacleto

Curadoria e Tutorias

Nasceu em 1975.
Licenciada em Escultura, pela FBAUL e pós-graduada em Estudos Curatoriais, pela FBAUL/ Gulbenkian. Bolseira na HdK (Universidade de Berlin). Actualmente, é doutoranda em Arte Contemporânea no Colégio das Artes – Universidade de Coimbra. Foi técnica especializada em arte contemporânea no IAC-MC (2001-2003), assistente e coordenadora do estúdio de Julião Sarmento (2003-2015), e curadora e coordenadora curatorial no MAAT/ Fundação EDP (2015-2018). Desde 2003 desenvolve a sua actividade como curadora independente, tendo concebido projectos curatoriais e editoriais para diversos museus e instituições nacionais e internacionais: Museu de Serralves, Fundação Calouste Gulbenkian, Culturgest, MACE, CAV, CAPC, Colégio das Artes, Atelier-Museu Júlio Pomar, Fundação Carmona e Costa, Galerias Municipais Lisboa, Appleton Square, Travessa da Ermida, ZDB, Fundação PLMJ, LUX Frágil, Krinzinger Projekte (Wien), ArteInstitute (NY), Galeria 3+1, Galeria Nuno Centeno, Galeria Cristina Guerra Contemporary Art, Galeria Caroline Pagés, Galeria Lehmann+Silva,  Giefarte, Quartel da Arte Contemporânea, MIAA, Palacete de São Bento/ Residência Oficial do Primeiro Ministro de Portugal ou Instituto Camões. Realizou investigação, análise e consultoria para colecções privadas. Publicou ensaios, textos e artigos em catálogos e monografias; colaborou com as revistas XXI – Ter Opinião, Pangloss, L+Arte, Umbigo e Contemporânea; realizou comunicações públicas em conferências, seminários e eventos académicos; realizou visitas guiadas temáticas em colaboração com várias instituições museológicas; foi membro de júris de premiação e selecção para Prémios, Bolsas de Investigação e Residências Artísticas; e realizou diversas conversas públicas com artistas no âmbito de vários projectos expositivos. É curadora e programadora de artes visuais no CAV, em Coimbra, onde desenvolve desde 2020 o ciclo de exposições “Museu das Obsessões”. É membro da Comissão para Aquisição de Arte Contemporânea da Colecção do Estado – MC. Lecciona a cadeira “Práticas de Curadoria” na Pós-graduação em Curadoria, na FCSH – NOVA, em Lisboa.

HElena Valsecchi

Web Design, Social Media e Projetos

Nasce em 1976. Licenciada em Relações Publicas na Universidade IULM de Milão em 1999.
Até 2007 desenvolve em empresas multinacionais sediadas em Milão uma carreira nas áreas do marketing e comercial.
Em 2008 muda-se para Lisboa, onde começa uma atividade empresarial e desenvolve o seu percurso artístico inicialmente como autodidacta, aprofundando-o em seguida na Ar.Co e na MArt, em Lisboa.
Desde 2016 expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro, e participa em várias residências artísticas.
Bolseira MArt-Carmona e Costa pelo programa de Residência Artística 2019-2020 da MArt.

www.elenavalsecchi.com