Coast to Coast 2025
Catálogo / Catalogue
As artistas bolseiras Beata Daria Kubecka, Rina Neimi, Mari Sagrusten, seleccionadas em parceria com a escola de arte DTK Kunstfagskolen i Bærum (Noruega), participaram no projeto intitulado “Coast to Coast”, com a duração de 25 dias, entre os dias 3 e 27 de abril de 2025, no âmbito da sua Residência Artística na RAMA – Residências Artísticas de Maceira e Alfeiria, realizado no âmbito da Culture Moves Europe financiado pela Comunidade Europeia e implementado pelo Goethe-Institut.
Juntou-se a este projeto a artista Emilia Pennanen residente em Helsínquia, Finlândia, também bolseira da iniciativa Culture Moves Europe, com um projeto próprio de investigação centrado nas escarpas da costa da zona Oeste de Portugal.
As artistas foram desafiadas a relacionar as suas práticas artísticas com a vivência junto das costas da Noruega, Finlândia no seu local de residência e a Portugal na região Oeste de Portugal onde se situa a RAMA, procurando pontos de contacto e contraste entre a natureza, a cultura e a espiritualidade de cada território costeiro — o Mar do Norte e o Oceano Atlântico. O projeto também teve como foco a forma como os corpos e a percepção das artistas reagiram ao deslocamento entre estes contextos ambientais e culturais distintos.
Curadoria da exposição: Ana Anacleto. Estúdios da RAMA – Residências Artística, aldeia de Maceira, Torres Vedras.
The grantee artists Beata Daria Kubecka, Rina Neimi, and Mari Sagrusten, selected in partnership with the DTK Kunstfagskolen i Bærum art school (Norway), participated in the project titled “Coast to Coast”, which lasted 25 days, from April 3 to 27, 2025. This was part of their artistic residency at RAMA – Residências Artísticas de Maceira e Alfeiria, carried out within the scope of Culture Moves Europe, funded by the European Union and implemented by the Goethe-Institut.
Joining this project was artist Emilia Pennanen, based in Helsinki, Finland, also a grantee of the Culture Moves Europe initiative, with her own research project focused on the cliffs of Portugal’s western coast.
The artists were challenged to relate their artistic practices to their lived experiences along the coasts of Norway, Finland (where they reside), and Portugal’s West region, where RAMA is located. They sought points of contact and contrast between the nature, culture, and spirituality of each coastal territory — the North Sea and the Atlantic Ocean. The project also focused on how the artists’ bodies and perceptions responded to displacement across these distinct environmental and cultural contexts.
Curadoria da exposição: Ana Anacleto. Estúdios da RAMA – Residências Artística, aldeia de Maceira, Torres Vedras.

Testemunho das artistas / Artists’ testimonies
Beata Daria Kubecka
Bolseira da Culture Moves Europe. As minhas palavras estão nos objectos que estou a criar. Esse é o meu discurso. Essa é a minha linguagem. Uma defesa contra o desaparecimento. Os pensamentos e as imagens crescem a um ritmo lento e transportam memórias, transportam impressões do meu corpo. Todos eles regressarão à terra, tal como eu. Tal como as formas da minha criação. Beata Daria, filha de Bożena, neta de Jadwiga
Mari Sagrusten
Bolseira da Culture Moves Europe. As minhas obras estão repletas de simbolismo e transportam elementos de sonhos, rituais e mitologia. Este interesse provém de uma atração pelo irreal e pelo desenfreado, criando espanto e curiosidade. As personagens e as histórias têm o seu próprio universo, moldado pelas minhas experiências. Como artista intuitivo, tento descrever o mundo que me rodeia - não ficando pela sua aparência, trazendo as sensações que me transmite, através de uma expressão aventureira e esperançosa, no contraste entre as alegrias e os horrores do mundo como se o observasse pelos olhos de uma criança.
Rina Neimi
Bolseira da Culture Moves Europe. As minhas pinturas têm uma linguagem figurativa. Trabalho com aguarela e tinta preta sobre fundos de tons de terra para sublinhar uma atmosfera temperamental. Os temas recorrentes no meu trabalho são referências à história da arte, à religião, com uma simbologia escolhida intuitivamente para cada peça. Represento criaturas humanóides em conflito entre si ou estreita proximidade. A vulnerabilidade é representada em figuras nuas e intimidadas, em composições que se aproximam do teatral.
Emilia Pennanen
O projeto Rosa Rocha explora o mito da deusa ibérica da água Nabia no contexto da fotografia de paisagem. Vou ligar a pesquisa do mito ao meio fotográfico contemporâneo, onde desafio as limitações da superfície bidimensional da fotografia de paisagem tradicional, que muitas vezes afasta o observador da natureza. O meu objetivo é encontrar uma nova forma de observar paisagens antigas e em constante mudança, colaborando com os elementos naturais do local, como o solo, a flora, as conchas, os mitos antigos e o sol. O meu processo de trabalho inclui a pesquisa e o desenvolvimento de reveladores fotográficos ecológicos e pigmentos de terra, a escrita, a fotografia e a realização de performances.
