Residências artísticas: a água como fonte de comunidade

O programa “Residências Artísticas: a água como fonte de comunidade” promovido e organizado pela RAMA – Residências Artísticas de Maceira e Alfeiria, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras,contempla três bolsas de criação artística em contexto local para três artistas que residam ou trabalhem no concelho de Torres Vedras.

As bolsas de criação incluem alojamento, atelier, tutorias, curadoria, exposição dos projetos e edição de um catálogo online.

Os três artistas bolseiros desenvolverão os seus trabalhos, em residência artística na RAMA com início em 01/11/2021 e final em 18/012/2021, com tutoria e curadoria do artista Paulo Brighenti e do curador João Silvério e de artistas convidados.

As residências realizam-se na RAMA-Residências Artísticas, em ambiente rural, em interação com a comunidade numa lógica colaborativa de criação de projetos artísticos sobre o tema da sustentabilidade ambiental e social.

Estas bolsas de criação revestem-se de uma particular importância para o desenvolvimento local, atendendo à sua história, ao atual contexto local, e ao programa artístico iniciado pela Rama em Setembro de 2020.

Com a atribuição das bolsas pretende-se incentivar, através de pesquisas e da criação de obras de arte contemporânea, a vivência comunitária numa atenção mais focada sobre a condição hidrográfica da região que é um fator do desenvolvimento agrícola, e que se reflete em todas as atividades humanas, desde a casa, à vinha, a outras culturas e costumes autóctones.

O programa da Residência tem por objetivo trazer a atenção dos artistas sobre a condição hidrográfica da região que é o motor do desenvolvimento agrícola, e que se reflete em toda a atividade humana, desde a casa, à vinha e a outras culturas autóctones. Sem esquecer a paisagem, como elemento de fruição, e principalmente pela atmosfera visual que espelha sustentabilidade, riqueza dos solos, campos cultivados, vinhas a perder de vista e, do ponto de vista estético, a possibilidade de estar em contacto com a natureza que é respeitada, porque é preservada pela comunidade.

Na região, as origens de água são maioritariamente poços, furos, charcas e cursos de água, para além das infraestruturas municipais, e encontram um enquadramento histórico nas minas de águas, nas bicas e lavadouros, refletindo deste modo questões sociológicas e práticas quotidianas que vieram a conhecer a sua evolução, mas que expressam uma grande riqueza no desenvolvimento populacional no decorrer do último século até à atualidade.

Quando falamos de desenvolvimento, falamos de fatores económicos que transversalmente afetam a vida das populações, o seu habitat, e este, num mundo cada vez mais globalizado é tema e matéria para a reflexão da prática artística e deste modo constitui uma outra ligação, no plano cultural, a um universo cada vez mais alargado.

O período da Residência decorre de 01/11/2021 a 18/12/2021, terminando com uma exposição coletiva em espaços interiores e exteriores, respetivamente, no atelier e em locais da aldeia escolhidos pelos artistas, estando previstas uma inauguração e uma visita guiada. Haverá ainda lugar, para uma conversa entre os artistas e o curador João Silvério, com público e transmitida online, em data a definir.

Será produzido um catálogo online, bilingue, que documenta o trabalho desenvolvido pelos artistas durante a residência, com texto dos artistas e dos curadores Paulo Brighenti e João Silvério.

A candidatura dos bolseiros será feita por Open Call, dirigida a artistas portugueses ou estrangeiros residentes ou a trabalharem no concelho de Torres Vedras, em que para além do portfólio do artista, com 10 imagens, devem apresentar uma carta de intenção e a abordagem ao tema proposto.

A avaliação das candidaturas, será feita por um júri composto por dois representantes da RAMA, o artista Paulo Brighenti e o curador João Silvério e pela artista, Cristina Ataíde.

As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail: rama.maceira@gmail.com até dia 12/10/2021.

Os resultados serão publicados online e comunicados aos artistas selecionados no dia 15/10/2021.

 

Regulamento – Download