Giovani Kongo
Nasci e cresci em Luanda, Angola. Desde muito cedo tive interesse pelo desenho e pelo modo como as imagens conseguem guardar emoções e momentos. No entanto, o meu percurso começou noutra área( Ciências). Quando terminei o médio, agarrei a oportunidade de seguir aquilo que sempre quis fazer: estudar e dedicar-me à prática artística.
O meu trabalho nasce de impulsos visuais e emocionais que encontro no quotidiano, pequenos gestos, frases, objetos, cenas de filmes, histórias ou memórias que me tocam e que, de alguma forma, pedem para ser transformados em imagem. Através da pintura e da experimentação com materiais como carvão, acrílico, papel e cartão procuro traduzir sensações que nem sempre têm uma narrativa clara, mas que despertam curiosidade, silêncio ou imaginação.
Interessa-me o fragmento, aquilo que não está totalmente revelado. Trabalho muitas vezes a partir de elementos incompletos, que ganham novas camadas quando passam pelo gesto, pela matéria e pela cor. As texturas, as imperfeições e a fisicalidade do processo fazem parte da linguagem que vou construindo aos poucos, uma linguagem intuitiva, sensível e em constante transformação.
O meu percurso artístico ganhou forma no Ar.Co – Centro de Arte & Comunicação Visual, em Lisboa, onde estudei durante três anos. A escola permitiu-me aprofundar técnicas, experimentar com liberdade e desenvolver um olhar mais atento sobre aquilo que realmente quero dizer através da imagem. Participei também em workshops e residências que contribuíram para consolidar a minha prática e alimentar a minha curiosidade.
